“A confeitaria é uma arte.” Você provavelmente já deve ter ouvido essa frase em algum lugar, e isso não deixa de ser verdade. A questão é que, se você pretende ser um empreendedor bem-sucedido nessa área, é preciso ser mais do que um artista.

Para ter um negócio de sucesso, um bom confeiteiro deve não apenas tomar decisões corretas como também evitar alguns erros muito comuns que podem limitar o seu crescimento e, em alguns casos, até levá-lo a fechar as portas.

Veja 7 dos principais erros que você deve evitar para fazer sua confeitaria crescer!

1. Começar sem um planejamento bem estruturado

A não ser que você veja a confeitaria apenas como uma alternativa para fazer uma renda extra, caso decida empreender nesta área, você vai precisar desenvolver um plano de negócios. Esse documento vai orientar a sua confeitaria em questões como:

  • Descrição dos objetivos de negócio em curto, médio e longo prazo;
  • Definição de estratégias para atingir esses objetivos;
  • Criação de metas e indicadores de resultados.

Além de ser uma maneira de prever riscos e reduzir as incertezas do negócio, o planejamento vai ajudar você a cometer menos erros. Se você não sabe por onde começar, conheça o manual completo do Sebrae sobre como elaborar um plano de negócios.

2. Entrar no mercado sem um diferencial competitivo

Durante o processo de elaboração do seu planejamento, mais especificamente na fase de análise do mercado, pode ser que você já consiga identificar as oportunidades de negócio que poderão se transformar em diferenciais competitivos.

Um diferencial competitivo é aquele detalhe que dá personalidade ao seu negócio. É aquilo que faz o seu trabalho ser único em comparação à concorrência e que, muitas vezes, pode acabar se tornando um motivo para a decisão de compra do consumidor.

Então, procure identificar o que você faz de melhor e invista nisso, já que, num mercado concorrido, o seu diferencial competitivo é o que pode garantir a sua sobrevivência.

3. Calcular o preço de venda de maneira aleatória

Se você está começando e não tem tantas pretensões, precificar os seus produtos de maneira aleatória ou intuitiva pode até ajudar, mas isso não se sustenta a longo prazo. Por isso, você precisa ser mais criterioso ao definir os seus preços.

O preço ideal de um produto corresponde ao equilíbrio entre os preços praticados pelo mercado e o valor dos custos e despesas totais da sua operação durante um mês inteiro. Dessa forma, inclua nesse preço fatores como custo de equipamentos e insumos, hora de serviço, despesas variáveis e fixas da sua confeitaria e, claro, a sua margem de lucro.

4. Esperar os clientes aparecerem sem nenhum investimento

Por mais que já tenha uma clientela fiel, se quiser crescer, você vai precisar investir na captação de clientes. Hoje, a internet oferece uma série de ferramentas para você atrair novos consumidores para a sua confeitaria, sobretudo através das redes sociais.

Mas estar presente nas redes sociais não significa apenas publicar anúncios com produto, preço e promoção. Afinal, a maioria das pessoas abre o Instagram para se distrair ou se divertir, não para fazer compras. Por isso, você precisa entender de produção de conteúdo – o que, na área de confeitaria, abre um leque gigantesco de possibilidades criativas.

5. Oferecer um atendimento ao cliente pouco atraente

Ok, você divulgou um produto interessante, atraiu a atenção dos usuários e recebeu um monte de mensagens pelo WhatsApp ou pelo inbox do Instagram solicitando orçamentos… É o cenário ideal, não é mesmo? Sim, mas você também precisa se preparar para isso.

Chegamos à importância de elaborar um processo de atendimento ágil, eficiente e atraente, que não deixe o cliente esperando e que atenda às suas necessidades.

Estas são nossas dicas para um atendimento de qualidade:

  • Procure responder rapidamente todas as mensagens que você receber.
  • Ainda que não possa atender no momento, peça ao cliente para aguardar.
  • Crie um mini formulário com as informações primordiais que você precisa para fazer um orçamento (tema do evento, produtos de interesse, prazo de entrega etc.).
  • Instale o WhatsApp Business no seu celular e aproveite todas as configurações que ajudarão no seu atendimento, como catálogo de produtos e mensagens automáticas. Você pode saber melhor como fazer isso neste link.

6. Preocupar-se com o ambiente e esquecer dos produtos

Esta dica é voltada especialmente para os confeiteiros que recebem ou pretendem receber os clientes para consumir produtos diretamente no seu ponto de vendas.

Você já passou pela experiência de escolher um restaurante pela beleza do ambiente e acabar se frustrando com a comida? Não estamos falando de higiene, boa iluminação e acessibilidade, claro. Esses detalhes são obrigatórios em qualquer situação.

Porém, além de atrair o consumidor pelo olhar, a sua confeitaria precisa conquistá-lo pelo paladar, fazendo-o retornar. Então: por mais que o seu espaço seja simples, um bom produto é o que fará toda a diferença – mas nunca o contrário.

7. Deixar de investir em utensílios imprescindíveis à confeitaria

Como falamos no início, a confeitaria é, sim, uma arte, mas ela também é uma ciência. Uma ciência, aliás, que deve respeitar fórmulas, medidas e processos criteriosos para que o produto final atraia os olhares e arrebata os paladares na mesma proporção.

Conforme a sua produção vai ganhando escala, você vai precisar de equipamentos e utensílios específicos para manter o controle de qualidade, tais como balança digital, fatiadores niveladores e bicos de confeitar de modelos e diâmetros variados, por exemplo.

E aí voltamos também à nossa primeira dica: ao desenvolver seu plano de negócios, você vai definir em que categoria se posicionar dentro do mercado de confeitaria e, dessa forma, entender quais equipamentos, utensílios e insumos providenciar.

 

Se você está nessa fase de montar a cozinha do seu negócio, conheça o Tudo pra Bolo, o primeiro marketplace do Brasil especializado em produtos para confeitaria. Conectamos fábricas, distribuidores, importadores e lojistas para oferecer produtos com preços atrativos, condições de pagamento facilitadas e agilidade de entrega. Acesse agora nosso site!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *