O mercado de confeitaria está aquecido. Com a amenização da pandemia e o retorno dos eventos presenciais, surgem mais oportunidades para as empreendedoras. Aquelas que se especializam em um nicho acabam conquistando mais oportunidades e, no caso dos bolos temáticos, também há a possibilidade de agregar valor ao produto e lucrar mais.
Se você está querendo migrar de área dentro da confeitaria, dar uma incrementada no seu cardápio ou investir em um novo ramo, confira nossas dicas para trabalhar com bolos decorados e garantir uma excelente fonte de renda.
1. Faça cursos de bolos temáticos
Você pode aprender a decorar um bolo intuitivamente ou aperfeiçoar as técnicas de confeitaria que já domina, mas se quiser entregar um trabalho de qualidade e bem acabado, considere a possibilidade de fazer um curso de bolos decorados.
A internet oferece uma série de cursos em diversas instituições com níveis, cargas horárias e valores diferentes, inclusive gratuitos. Veja algumas sugestões:
- Bolos Decorados: Introdução (iPED) – 10 horas (gratuito)
- Bolos Decorados (SEST SENAT) – 20 horas (gratuito)
- Como montar e decorar bolo de andares (Udemy) – 1,5 horas (pago)
- Bolos Decorados (Roberta Pereira/eduK) – 10 horas (pago)
- Bolos Decorados (Instituto Universal Brasieiro) – 60 horas (pago)
2. Inspire-se com referências diversas
Se está começando na confeitaria e ainda não tem muita demanda, você pode preparar suas próprias receitas para ter como portfólio. Assim, ao ser procurada para fazer um orçamento, você poderá usá-lo para vender seu peixe e garantir a encomenda.
Uma ótima maneira de se inspirar para fazer os seus bolos temáticos é pesquisando referências nas redes sociais, como Pinterest, Instagram e YouTube. Durante as pesquisas, você já pode pensar em focar em um segmento – como aniversários infantis e festas de casamento, por exemplo, que têm grande demanda sempre.
3. Providencie equipamentos especiais
Conforme for desenvolvendo sua própria técnica de decorar bolos, você certamente vai sentir a necessidade de usar equipamentos especiais para a decoração. Por isso, não deixe de investir em materiais que farão toda a diferença nos seus acabamentos.
Entre os principais equipamentos que você vai precisar, estão:
- Rolo para pasta americana;
- Base giratória (bailarina);
- Papel manteiga;
- Espátula de silicone;
- Palitos de coquetel;
- Corantes;
- Pincéis;
- Moldes;
- Cortadores;
- Estecas.
O Tudo pra Bolo é o primeiro marketplace do Brasil especializado em produtos para confeitaria e oferece muitos desses utensílios. Acesse o site e conheça!
4. Aproveite para investir em divulgação
A grande vantagem de trabalhar com bolos decorados é que o aspecto visual conta muito na hora de vender. Por isso, procure registrar com fotos e vídeos não apenas o produto final, mas também todo o processo de produção e decoração dos seus bolos.
Ainda que você não tenha tempo, habilidade ou equipamento para registrar o dia a dia na cozinha, não deixe de tirar fotos de diversos ângulos tão logo finalize cada bolo. Muitas empreendedoras acabam esquecendo disso e deixando de valorizar o seu trabalho e, principalmente, dar um gás na divulgação dos seus bolos temáticos.
Se quiser mais dicas de confeitaria, siga-nos no Instagram!