Não há muitas regras na hora de combinar os sabores para a confecção de um bolo. Muitas vezes, tentar misturas inusitadas pode ser a chave para uma receita única e que pode fazer muito sucesso.
Porém, algumas dicas podem ser consideradas quando a intenção é testar novas composições. Separamos aqui algumas delas. Acompanhe!
Valorize os ingredientes
Escolher dois ingredientes que sejam muito marcantes ou que tragam uma sensação estranha ao serem provados não é a melhor opção na hora de combinar sabores.
Procure dar espaço para que todos os ingredientes sejam notados. Assim, o seu cliente consegue sentir todos os sabores e texturas de maneira agradável, sem que um brigue com o outro.
Evite o excesso de açúcar
Muitas vezes, menos é mais. Escolher dois ingredientes extremamente doces pode deixar o bolo enjoativo. O segredo aqui é equilibrar os sabores, combinando, por exemplo, doce com ácido ou doce com amargo.
O resultado é uma profusão maior de sensações ao provar a receita, o que certamente vai conquistar o seu público.
Pense no creme base do bolo
Todo bolo tem uma receita usada como base para a massa, certo? Pode ser de chocolate, pão de ló, etc. Com essa base, procure imaginar o recheio que você gostaria de utilizar e como esses componentes vão atuar juntos.
Por exemplo, um bolo de chocolate pode não cair muito bem com recheio de maçã, que fica muito suave e quase imperceptível ao lado do chocolate. Então, a melhor opção aqui é trocar a base ou usar um recheio que se destaque um pouco mais e harmonize bem.
Você pode usar a sua experiência e conhecimentos para pensar nessas combinações.
Avalie o público
Se você tem clientes com gosto mais ousado e que gostam de novidades, vale pensar em combinações diferentes e que levem elementos que não são encontrados juntos com frequência nas confeitarias.
Já para um público mais tradicional, vale partir de combinações tradicionais e pensar em pequenas variações. Certamente, seus clientes vão simpatizar melhor com a ideia!
Considere os outros sentidos
Lembre-se de que comer é uma experiência influenciada por outros sentidos do nosso corpo, como o olfato e a visão. Mais do que uma combinação deliciosa, avalie se a harmonização dos ingredientes cria uma estética agradável e se o aroma está convidativo.
Por mais que os gostos combinem, se o bolo passar uma impressão estranha, dificilmente os clientes vão escolher essa receita.
Use a imaginação e faça testes
Apesar de ter algumas direções, a confeitaria é também um trabalho de descobertas. Por isso, não tenha medo de pensar em combinações inusitadas e testar novas receitas. Você pode melhorar essas ideias aos poucos ou até mesmo criar sabores totalmente inéditos e cativantes.
De vez em quando, pare a sua cozinha apenas para combinar os ingredientes, prove e peça a opinião de amigos e familiares. Quem sabe daí surge um novo sucesso?
Não deixe de acompanhar o Tudo pra Bolo para mais dicas e mão na massa!