No mês de setembro, muito se fala sobre o Setembro Amarelo e a importância de prestarmos atenção a sinais de algum transtorno mental ou problema que possa estar afetando quem está ao nosso redor.
Para prevenir o suicídio, é importante cuidarmos da saúde e também buscarmos terapias. E fazer bolos pode ser uma ferramenta importante para isso. Confira!
O que é o Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, um problema grave de saúde pública. Segundo a OMS ― Organização Mundial da Saúde, em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Contando com as subnotificações, esse número pode chegar a 1 milhão.
Um tema bastante grave, mas que muitas vezes é tratado como tabu ou sequer discutido. Para que o assunto fosse trazido à tona, a campanha foi criada na década de 90, nos Estados Unidos, e incluída no calendário brasileiro em 2015.
A intenção é trazer informações sobre o assunto e disponibilizar opções de tratamento para o público.
Quais razões podem levar ao suicídio?
O suicídio pode estar relacionado a diversos fatores, como depressão, problemas familiares, amorosos ou financeiros, traumas emocionais, bullying, diagnósticos de doenças, transtorno por uso de drogas e alcoolismo.
Algumas pessoas demonstram que estão pensando em se suicidar, dizendo frases como “os outros ficarão melhor sem mim”, “a vida não vale a pena”, demonstrando alterações de humor ou resolvendo pendências.
Em outros casos, os indivíduos não dão qualquer sinal de que estão prestes a cometer o ato. Por isso, é importante ficar atento a mudanças de comportamento, alterações no sono e no apetite, apatia e desinteresse em atividades que antes provocavam prazer na pessoa. Esses são sinais de algum transtorno mental já presente, um alerta de que o amigo ou parente está precisando de ajuda.
Há como prevenir o suicídio?
Procurar ajuda médica, como a de um psicólogo, é um passo importante para entender melhor a situação e ressignificar algumas questões. Em alguns casos, a intervenção de um psiquiatra também é necessária.
Além disso, demonstrar apoio pode fazer com que a pessoa se sinta amparada e confortada, melhorando o bem-estar.
Existe também o CVV ― Centro de Valorização da Vida, que funciona como um pronto-socorro emocional. O centro conta com voluntários prontos para ouvir e demonstrar empatia. Os telefones não possuem bina e os atendentes não perguntam o nome da pessoa. O número é 188.
Preparar bolos é uma atividade terapêutica
Fazer bolos pode ser uma verdadeira terapia! Estudos mostram que cozinhar para outras pessoas é uma experiência gratificante e gera benefícios para a saúde mental.
Cozinhar é uma expressão criativa e uma excelente ferramenta para enfrentar o estresse, um dos grandes vilões do bem-estar físico e psicológico.
As experiências sensoriais despertadas durante a preparação de bolos, em especial, ajudam na concentração e aumentam a sensação de bem-estar, principalmente quando há foco no sabor e no aroma durante a atividade.
Lembre-se: o suicídio é uma questão importante e sinais não podem ser ignorados. Cuide sempre da sua saúde mental e ofereça apoio aos que estão à sua volta!