É um consenso: o atendimento ao cliente pode ser o grande mérito de um negócio, mas também pode ser o seu calcanhar de aquiles. Por isso, é preciso manter uma boa postura e estar atenta em todas as oportunidades de contato com o cliente – principalmente no ramo da confeitaria, em que os pedidos chegam e saem de forma muito rápida.
Além das características fundamentais que todo e qualquer tipo de atendimento ao cliente deve prezar, existem também algumas ferramentas essenciais que, quando bem empregadas, podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.
Continue a leitura para entender a importância de atender bem o cliente e conhecer 3 ferramentas super úteis nesse processo.
Por que é fundamental atender bem o seu cliente?
Prestar um bom atendimento ao cliente influencia diretamente o sucesso do seu negócio. Na confeitaria, isso é primordial porque nessa área é muito comum o boca a boca, ou seja, seus clientes muito provavelmente conversarão com outros clientes tanto para pedir recomendações sobre seus serviços quanto para compartilhar alguma frustração.
Então, todo cuidado é pouco. Estudos sobre atendimento ao cliente afirmam que enquanto um cliente satisfeito tende a compartilhar um bom atendimento com 11 pessoas, um cliente mal atendido pode contaminar outros 15 com a sua insatisfação.
Quais ferramentas de atendimento são essenciais?
Nos dias de hoje, não se trata apenas de entregar um bom produto ou oferecer preços competitivos. Também é importante que você, enquanto empreendedora que quer crescer nesse mercado, tenha uma postura profissional e eficiente, e esteja munida de ferramentas que podem auxiliá-la a atender bem o seu cliente. Conheça 3 delas a seguir.
1. WhatsApp Business
Esta versão do famoso aplicativo de mensagens instantâneas foi projetada pensando nos negócios. Ainda que você utilize a sua conta pessoal do WhatsApp para conversar com seus clientes, ao optar por ter uma conta comercial – nesse caso, no WhatsApp Business –, você terá excelentes benefícios. Entre eles, estão:
- Transmitir uma imagem mais profissional do seu negócio;
- Estabelecer os horários de atendimento em que você está disponível;
- Separar os contatos pessoais dos profissionais, e organizá-los;
- Manter registros de todo o histórico de conversas com os clientes, podendo antecipar-se a solicitações de orçamentos e pedidos.
2. Chatbot
O chatbot pode auxiliar no atendimento ao cliente quando você perceber que não consegue mais responder individualmente suas mensagens no WhatsApp ou outro aplicativo.
Essa ferramenta serve para criar mensagens automáticas para responder o cliente assim que ele entra em contato, incluindo sugestões como “Quero solicitar um orçamento” ou “Preciso fazer uma encomenda”.
Ao fazer uma espécie de pré-atendimento, o chatbot também diminui a ansiedade do cliente em receber um retorno prontamente.
3. Feedback
Não deixe que a velocidade acelerada com que acontecem os atendimentos em confeitaria acabe tirando a sua atenção do que mais importa: o cliente. Dessa forma, procure sempre solicitar feedbacks sobre o seu produto, seu serviço e, claro, sobre seu atendimento.
Para quem trabalha sozinha e por encomenda, por exemplo, é muito comum receber o pedido, preparar os produtos, entregá-los e pronto. Porém, entenda que as informações que vêm depois disso poderão ser usadas para você melhorar o seu trabalho. Então, não tenha medo de pedir a opinião da pessoa que melhor pode falar sobre o seu produto.
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